Gestão de Redes Sociais, entenda como funciona a promoção da imagem profissional através das redes sociais

Redes sociais são ferramentas virtuais que facilitam a interação e entre profissionais e empresas com seus clientes. Através da construção desses canais de comunicação há uma maior proximidade com o público alvo.

A gestão das redes sociais leva a bons resultados no sentido de promover a imagem (positiva) dessa marca e torná-la mais conhecida. Há alguns fatores que precisam ser considerados para manutenção dessa imagem que são:

• Postagens constantes: é uma ação de marketing muito importante porque é a forma de manter o público atualizado;

• Troca de mensagens: permite mais contato direto com os clientes através de chats ou de resposta nos comentários de postagens. Essa atenção individualizada é fundamental para entender as necessidades do cliente e passar empatia;

• Campanhas para aumento do número de seguidores: é uma das metas que é alcançável graças à aplicação de algumas técnicas de SEO e Copy objetivando conversões em leads;

• Conteúdo relevante produzido pelo responsável ou por terceiros: a produção de artigos e gravuras permite alimentar o site sempre que necessário, considerando que o conteúdo traz informações relevantes para o público.

Todas essas ferramentas das mídias sociais exigem dedicação e qualidade além de uma organização e execução eficaz. Por essa razão, consideramos que o gerenciamento das redes sociais se faz através dos comandos da gestão da qualidade que são aplicáveis a vida pessoal, empresas e qualquer outra atividade que necessite de um maior planejamento e grau de perfeição.

São 4 passos básicos que constituem as ações para um gerenciamento de qualidade com o PDCA (do inglês, Plan – Do – Check – Act) vamos aqui correlacionar com a campanha publicitária:

Todas essas ferramentas das mídias sociais exigem dedicação e qualidade além de uma organização e execução eficaz. Por essa razão, consideramos que o gerenciamento das redes sociais se faz através dos comandos da gestão da qualidade que são aplicáveis a vida pessoal, empresas e qualquer outra atividade que necessite de um maior planejamento e grau de perfeição.

São 4 passos básicos que constituem as ações para um gerenciamento de qualidade com o PDCA (do inglês, Plan – Do – Check – Act) vamos aqui correlacionar com a campanha publicitária:

Redes Sociais

Planejar (Plan)

A questão da elaboração do plano envolve quantificar quantas postagens serão produzidas e quem será responsável pela produção textual e visual dessa parte. Além de verificar quais as redes e as melhores formas de subir os textos e imagens, por um período de um dia ou de forma permanente, principalmente verificando qual o melhor horário para conferir mais visualizações.

Executar (Do)

A parte de execução é simples, quando o planejamento ocorre de maneira eficiente. O responsável vai aplicar todas as ações seguindo um cronograma de produção e postagem.

Checar (Check)

As redes sociais permitem uma análise do que foi executado através de relatórios periódicos que demonstram os seguintes indicativos:

– qual a origem o tráfego para sua Fanpage;
– porcentagem de novas sessões;
– tipos de compartilhamento;
– qual a constituição do público que acompanha a página (porcentagem de homens e mulheres, faixa etária etc.)
– taxa de rejeição;
– quantidade de compartilhamentos;
– compartilhamentos por local.

Agir (Act)

A última etapa do processo de gestão da qualidade para redes sociais consiste em atuar corretivamente baseando-se na análise anterior dos resultados obtidos. Agora é o momento de verificar qual foi a atitude que retraiu o crescimento dos resultados para refazer todo o ciclo de forma a traçar o planejamento.